
AUTOMATIZADORES
MOTOR BASCULANTE
Os portões automáticos do tipo basculante são mais utilizados para locais com menor espaço disponível, ficando suspensos quando abertos, através de cabos de aço ou de estruturas fixadas por porcas de acionamento.
Os modelos basculantes carregam a desvantagem de precisarem de manutenção constante, precisando que as porcas estejam sempre lubrificadas, principalmente quando o portão é pesado demais para sua movimentação de sobe e desce. Uma das dificuldades apresentadas é necessitar que sua parte inferior se mova para dentro do ambiente, principalmente para não oferecer qualquer risco a pedestres na calçada.

MOTOR PIVOTANTE
Os portões automáticos do tipo pivotante são sustentados por pivôs, possuindo um ou dois motores para sua movimentação. São os menos comercializados, principalmente pelo fato de exigirem manutenção mais constante que os outros, devendo ser sempre lubrificados e exigindo a utilização de graxas especiais para isso.
Embora as graxas comuns apresentem eficiência num primeiro momento, o contato frequente com o sol e a chuva fazem com que elas se transformem numa espécie de cola, que trava o funcionamento dos pivôs, podendo danificar o motor.

MOTORES DESLIZANTES
Os portões automáticos do tipo deslizante são os que se abrem lateralmente, utilizando trilhos para sua movimentação. São os mais procurados e os que menos apresentam defeitos, exigindo também menos manutenção. Facilitam também a entrada e saída de veículos mais altos, não possuindo qualquer tipo de equipamento aéreo.
A instalação dos portões automáticos deslizantes carrega apenas o inconveniente de exigir espaço lateral para sua abertura. No caso de manutenção, os maiores cuidados devem ser tomados são com as guias de movimentação, que devem ser sempre limpas, mantendo-as livres de pedras ou de areia, que podem encostar nas roladas e provocar sua paralisação ou travamento
